Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A obra submetida deve imprescindivelmente contemplar docente do grupo Cogna entre os autores.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada e nem foi publicada em outro meio de divulgação científica.
  • Apresentar arquivos em Microsoft Word ou PowerPoint. Arquivos em PDF e outros formatos não serão aceitos.
  • Anexar, obrigatoriamente, de maneira separada ao conteúdo principal, a Folha de Rosto contendo: título da obra, nome completo de autores, categoria da obra (anais, resumo, manual, resumo, artigo técnico, livro), curso, unidade institucional, municipio, estado.

Diretrizes para Autores

TIPOS DE PRODUÇÕES

1. Artigos
Os artigos enviados devem ser originais, isto é, não publicados anteriormente, e serão aceitos de acordo com critérios de relevância e adequação às diretrizes. Serão aceitos trabalhos originais que se enquadrem como artigo científico, técnico ou revisão bibliográfica. Serão aceitos trabalhos redigidos em português, e ocasionalmente em outras línguas de acordo com avaliação do comitê editorial.
Os artigos devem estar Word no formato .doc., contendo os seguintes tópicos: Título; Nome completo dos autores; Filiação institucional; Resumo; Palavras-chave; Introdução; Desenvolvimento (Metodologia, Resultados, Discussão); Conclusão; e Referências.
Diretrizes sobre edição do arquivo estão descritas no final deste instrumento.

2. Livros
Ressalta-se que não há finalidade lucrativas com a publicação da obra. O Conselho Editorial irá analisar a viabilidade de publicação da obra. O registro de ISBN (International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro), somente pode ser concedido para obras com mais de 40 páginas (A4) de texto. Ressalta-se que obras que não cumprirem critérios de registro de também são publicados no repositório.
São aceitos textos redigidos apenas em português. A linguagem do texto deve trazer uma narrativa didática, caracterizando o gênero livro, mas não deve perder o rigor científico. O manuscrito deve ser digitado em editor de texto Word no formato .doc, e a escolha da formatação é livre aos autores.
O título do livro não deve ser longo. O sumário deve conter ser resumido e simples. Não serão aceitos sumários com muitas subseções.
Diretrizes sobre edição do arquivo, materiais ilustrativos, tabelas, gráficos etc., bem como citações e referencias devem seguir as diretrizes descritas no final deste instrumento.

3. Publicação em Anais
Resumos (simples ou expandidos) apresentados em anais de eventos podem ser compilados em Anais. Anais que tenham mais que 40 páginas e 10 trabalhos, podem ter registro de ISBN.
Diretrizes sobre edição do arquivo, materiais ilustrativos, tabelas, gráficos etc., bem como citações e referencias devem seguir as diretrizes descritas no final deste instrumento.

4. Material didático
São aceitos para publicação no repositório materiais didáticos inéditos, ou seja, não anteriormente publicados, a exemplo de conteúdos utilizados para ministrar aulas, contendo informações técnicas e científica apresentadas didaticamente, como manuais, cartilhas, apostilas etc.
O arquivo deve ser enviado em formato de .pptx ou .doc. Deve conter os seguintes tópicos: Título; Autores; Descrição (contendo o objetivo do material); Desenvolvimento (contendo o conteúdo ministrado em aula); Conclusão; e Referências.
Diretrizes sobre edição do arquivo, materiais ilustrativos, tabelas, gráficos etc., bem como citações e referencias devem seguir as diretrizes descritas no final deste instrumento.

5. Relatório de atividades acadêmicas
São aceitos relatórios de aulas (teóricas ou práticas), encontros, palestras, seminários, pesquisa, extensão e atividade artística-cultural.
Deve conter os seguintes tópicos: Título; Nome completo dos autores; Descrição da atividade (IES promotora, curso promotor, local, data); Introdução (contendo a descrição da atividade e objetivo do relatório como último parágrafo); Desenvolvimento (conteúdo utilizado como referencial teórico); Referências.
Diretrizes sobre edição do arquivo, materiais ilustrativos, tabelas, gráficos etc., bem como citações e referencias devem seguir as diretrizes descritas no final deste instrumento.


DIRETRIZES PARA O ENVIO DE PRODUÇÕES

Formato do arquivo
Arquivo em .doc deve estar com espaçamento de linha em 1.5, em fonte tipo Calibri, tamanho 12, justificado. As páginas devem ser em formato A4, com formatação de margens (superior 4 cm; esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm) e numeração no rodapé ao lado direito. Para arquivo em .pptx os autores têm liberdade de formatação, seguindo diretrizes do tipo de obra.

Citações e referências
As citações bibliográficas devem ser de acordo com as normas ABNT NBR 10520. Ex.:
• Barcellos et al. (1977) encontram...
• ... fatores de risco (MORAES; SILVA, 2018) ...
• ... com problemas urinários de suínos” (LIEBHOLD et al., 2023, p.20).

Na seção de referências deve conter todos os dados necessários à identificação das obras, dispostas em ordem alfabética, alinhados à esquerda. Considerar a ABNT NBR 6023. Todas as obras citadas no corpo do texto devem constar nas referências .

Exemplos de Referência:

Livros:

PINHO, D. B.; VASCONCELOS, M. A. S. Manual de economia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2023.
Capítulos de livros: ARCHER, E. R. Mito da motivação. In: BERGAMINI, C.; CODA, R. (org.). Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 2023. p. 3-46.

Artigos em Periódicos: 

PEIXOTO, F. Sua empresa não quer fera. Exame, São Paulo, v. 35, n. 738, p. 30-31, abr. 2001.
Artigos de Jornais: SILVA, C. J. O drama da economia. Folha de Londrina, Londrina, 23 abr. 1998. Caderno Economia, p. 4.

Teses, Dissertações, Monografias etc.:

MONTAGNA, A. P. Expressões de gênero no desenho infantil. 2001. 120 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2001.

Documentos extraídos em Meio Eletrônico:

OLIVEIRA, J. P. M. A perda da memória ou a preservação digital. 2005. Disponível em: http://palazzo.pro.br/cronicas/004.htm. Acesso em: 26 jul. 2015.

Trabalho apresentado em evento:

GARCIA, F. A zoologia aplicada no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA, 34., 2002, Itajaí. Anais... Itajaí: UNIVALI, 2002. p. 54-67.

Materiais ilustrativos, gráficos e tabelas

Materiais ilustrativos como imagens e figuras são de inteira responsabilidade dos autores, devem conter título, estar inclusos no arquivo principal e é obrigatório informar a fonte mesmo que seja o próprio autor.
Gráficos e tabelas devem estar no arquivo original, serem editáveis e não como imagem, conter título e informar a fonte mesmo que seja o próprio autor.

 

Produção Acadêmica

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.